Apresentação da CRKT Squid

Este artigo é um pouco mais longo, com muitas fotos, no qual apresento o canivete modelo Squid da empresa CRKT.

Pesquisando para comprar um novo canivete (vide artigo anterior), quando eu buscava um canivete cuja lâmina pudesse ser aberta com uma só mão, eu conhecí o conceito de EDC (EveryDay Carry) e aprendí que um ítem mandatório em qualquer EDC é uma faca de bolso, normalmente uma com lâmina dobrável (folding pocket knife); sabendo disso, era óbvio que eu precisava ter em mãos uma faca dessas, para entender como funciona e saber qual a sensação de portar algo desse tipo; apenas como informação, odeio me cortar com facas e tenho aflição de lâminas muito afiadas (sim, já me cortei com os canivetes Victorinox).

A pesquisa continuou até eu identificar qual seria uma pocket knife recomendada para iniciantes, que fosse boa e, principalmente, barata; cheguei na Squid através dos vários fórum de discussão sobre EDC.

A Squid foi desenhada pelo cuteleiro Lucas Burnley para a CRKT (California River Knives and Tools), sendo produzida na China.

É uma faca pequena (vide a comparação com o canivete Cadet, abaixo); apesar de ser um pouco maior (114.05 mm) e mais pesada (96,3g) que o Cadet, a Squid cabe confortavelmente no bolso da calça, presa através do clip.

A abertura da lâmina é feita empurrando-se o botão com o dedão; é feita para destros e desconheço se há uma versão para canhotos; não sei se é por ser nova, mas achei muito difícil abrir a lâmina; eu só consigo abrí-la empurrando o botão com força enquanto, por baixo, seguro o clip com os demais dedos.

Quanto à sensação de tê-la em mãos, é muito estranha; não é uma faca grande (seria incapaz de ferir alguém de morte) mas é extremamente afiada, um pouco pesada e tem, sim, a aparência agressiva de uma arma. O canivete é mais bonito e, imagino, socialmente aceitável.

Ainda comparando com o Cadet, a Squid é uma somente uma faca, nada mais do que isso, enquanto o canivete é uma multi-ferramenta com funções adicionais (acabei de usá-lo como chave phillips, por exemplo); segundo as discussões, o Cadet pode até substituir ou complementar uma pocket-knife, mas não o contrário.

Divirtam-se com as fotos abaixo; para quem quer conhecer um pouco mais, há mais de 2.500 vídeo sobre a Squid no youtube. Minha Squid foi comprada no eBay, com frete grátis para o Brasil.

Deixe um comentário

