Jejum de notícias = alienado?

rsz_ea5f0d7860

Estou lendo o livro “Trabalhe 4 horas por semana” e, no capítulo chamado “Dieta pobre em informação – Cultivando ignorância seletiva”, o autor Tim Ferriss propoe que o leitor faça jejum de mídia por uma semana, não lendo jornais nem revistas, não ouvindo noticiários no rádio ou TV, não acessando portais de notícias, nada! Isolamento completo é que o Tim nos recomenda. Isto para não perdermos tempo e paciência com informações desnecessárias e inúteis, que não agregam nada e não nos ajudam a evoluir.

Já estou a umas 5 horas (!) sem acessar nenhum site de notícias, nem twitter, facebook, instagram e não está fácil; será que o Eike Batista já foi preso? E a Marisa, mulher do Lula, o que aconteceu com ela? O que o Trump está fazendo lá pelos EUA? Como está a cabo de guerra entre o Dória e os pichadores de São Paulo?

Daqui a pouco vou entrar em crise de abstinência!

Tim Ferriss também nos mostra como cultivar o que chama de ignorância seletiva e este capítulo do livro me lembrou a manicure da minha esposa, que a atende em nossa casa toda semana; quando estou trabalhando em home-office, ela – sabendo que eu procuro (ou procurava) me manter muito bem informado – sempre me questiona sobre política nacional, internacional e economia; e eu respondo com base em minha tendência de direita / liberal; sem ler todos os jornais diários e revistas semanais, sem acompanhar as notícias pelo twitter e blogs 24 horas por dia, mas consultando e questionando seus clientes e confrontando com o que assiste no noticiário da grande mídia, acredito que ela possa ter uma base de conhecimento e uma opinião mais consolidadas do que as minhas, que acompanho apenas os veículos de comunicação alinhados com meu pensamento.

Continuo com a leitura do livro; meu objetivo não é chegar a trabalhar apenas 4 horas por semana, mas as dicas e exercícios propostos pelo autor certamente trarão benefícios para minha produtividade, eficiência e eficácia. Quando eu lí “aprenda a ser difícil quando for preciso” parecia que isto foi escrito para mim. É uma leitura que eu recomendo.

Update:  Já estou há 4 dias sem acessar o Twitter, Instagram, Facebook, sites de notícias nem ouvindo e assistindo a noticiários; nestes dias, creio que ter recebido no máximo uns 15 minutos de informação, devido à TV estar ligada; posso afirmar que este jejum não está sendo fácil.

Update 2: Há 2 semanas no meu jejum de notícias; fiz apenas poucas concessões: acompanhar o “Pingo nos ís” na Jovem Pan e ler os blog do Reinaldo Azevedo e do Rodrigo Constantino; até agora, nada de Twitter, Instagram, Facebook etc.

Deixe um comentário

