Uber – os taxistas não deveriam se preocupar tanto

Fui a um shopping em São Paulo e usei um Uber para ir e um táxi normal para voltar, gastando R$16,63 na ida e R$22,00 na volta.

Usei o Uber devido ao valor e o táxi devido ao trânsito intenso – eles podem trafegar nos corredores de ônibus e são mais rápidos.

Creio que único atrativo do Uber seja justamente o valor menor; em todos os outros critérios os táxis levam vantagem, na minha opinião; já usei Uber algumas vezes, o suficiente para observar um padrão:

– Os carros não são tão bons;
– Os motoristas não conhecem os caminhos; dependem 100% do Waze;
– Os motoristas acham que é um diferencial oferecer água e balas;
– Enquanto espero o carro do Uber chegar, eu vejo vários táxis passando; e eu esperando e esperando o Uber. A oferta de táxis é muito maior.
– Não me sinto seguro.

Recentemente chamei um Uber para levar minha esposa a um compromisso e fiquei acompanhando o trajeto pelo aplicativo; em certo momento fiquei tão preocupado a ponto de telefonar para confirmar que estava tudo bem; o motorista estava completamente perdido, dando voltas inúteis; ele só consegui chegar ao destino (mesmo com o Waze!) pois minha esposa foi indicando o caminho; ela nunca mais usou e pretende nunca mais usar o Uber.

Os taxistas não deveriam se preocupar tanto com o Uber mas, sim, continuar investindo em carros novos e confortáveis, em facilidades como pagamento com cartão (obrigatório na cidade de São Paulo) e acesso à internet e, principalmente, na gentileza e no conhecimento profundo das cidades em que atuam, garantindo que seus clientes farão o trajeto mais curto e rápido até seus destinos. Na minha ida ao shopping hoje, por exemplo, o motorista do Uber seguiu por um caminho muito estranho e complicado, não observando o trajeto que eu havia recomendado.

Provocar confusão e quebra-quebra, como aconteceu recentemente no Rio de Janeiro só provoca insatisfação (e repulsa) nos usuários atraindo ainda mais atenção sobre o Uber.

O Uber é uma fonte de renda adicional para muitos trabalhadores e a fonte principal para outros milhares recém demitidos; os rendimentos, para os motoristas, já não são muito vantajosos.

Se a qualidade do atendimento continuar caindo, o que deve ser uma tendência, apenas os piores motoristas com os piores carros continuarão no serviço; ao mesmo tempo, os serviços dos táxis vem melhorando. O resultado será um equilíbrio e os taxistas perderão apenas os clientes que já não lhe traziam lucro, com corridas muito curtas, por exemplo.

Deixe um comentário

