A informática na minha vida

Meu primeiro contato com o mundo da microinformática se deu quando eu cursava o colégio técnico, no início da década de 1980; fiquei maravilhado quando ví esta edição da Nova Eletrônica, uma das revistas para os aficcionados daquela época:

Quem poderia imaginar? Um computador só seu, que podia conectado a uma TV, para jogos e muitas outras aplicações; eu devorava a revista sonhando em ter um NE Z80, mas estava fora do meu alcance (financeiro). Na verdade, não sei se esse computador da Nova Eletrônica foi só “vaporware” ou se chegou a ser realmente comercializado, assim como seu sucessor, o NE Z8000:

Terminado o colégio, iniciei o estágio em uma empresa de aparelhos de medição, mas não deu muito certo e esta experiência durou apenas um mês. Surgiu então uma oportunidade imperdível: estagiar na Microdigital, que fabricava os microcomputadores TK80, similares ao NE Z80 da Nova Eletrônica e réplicas do Sinclair ZX80, que era produzido na Inglaterra.

Quando comecei na Microdigital, o modelo em produção era o TK82C:

Inicialmente eu fazia o controle de qualidade no final da linha de produção, mas logo depois fui transferido para o departamento de assistência técnica, onde atuei até sair da empresa; troquei muitos teclados de membrana e consertei muitas fontes de alimentação!

Ter acesso aos computadores era fantástico; me recordo de frequentemente ficar após o expediente digitando os programas em Basic que eram publicados na Nova Eletrônica, ansioso pelo resultado final, que podia ser um jogo ou algum programa de cálculo; quando o micro era desligado, perdia-se tudo, a menos que o programa fosse salvo em uma fita-cassete.

Depois do TK92C vieram o TK83, TK90, TK95, todos baseados no ZX Spectrum e os TK2000 e TK3000, inspirados no Apple II.

Deste TK95 eu não tenho muitas recordações, creio que não foi um sucesso de vendas como os demais modelos:

Este é um ZX Spectrum original; às vezes apareciam alguns na assistência técnica da Microdigital para fazer a conversão do sistema de vídeo:

Para quem se interessar, este é um interessante artigo sobre a história dos TKs e do ZX Spectrum.

O TK2000, apesar de inspirado no Apple II, era na realidade uma cópia do computador MicroProfessor II fabricado em Taiwan e parcialmente compatível com o Apple II. Os melhores programas para o TK2000 eram o Karateka e uma suite de aplicativos chamada TotalWorks.

O TK3000, por outro lado, já era totalmente compatível com o Apple original:

Eu fiquei na Microdigital por pouco mais de 4 anos, saí na mesma época em que ela começou a produzir seus primeiros PCs, com os quais eu trabalhei muito pouco. Neste período, época da reserva de mercado para informática, havia vários fabricantes no Brasil, mas tive contato apenas superficial com seus produtos, como a Unitron, Prológica, CCE, Ritas do Brasil (com um clone do Sinclair que chamava Ringo), Engebrás e outros

Um pouco antes de mudar de empresa, eu comprei um MSX da Sharp, baseado em plataforma que fazia enorme sucesso no Japão e na Europa e rodava um sistema operacional feito pela Microsoft. Tenho muitas saudades desse computador, que era muito bem produzido e com ótimos software.

Depois do HotBit, lembro que tive um notebook feito pela Canon, rodando Windows 3.1, mas não localizei, ainda, nenhuma foto do mesmo. Depois vieram os PCs montados, um desktop da Compaq, alguns notebooks, um netbook, até chegar a um MacBook White, realizando meu sonho de consumo de ter um Apple original.

eeePC 701 da Asus:

Apple MacBook White Mid 2009:

Meu MacBook White já completou 7 anos e funciona perfeitamente; fiz um upgrade de memória (para 4Gb) e troquei o HD por um SSD; a bateria original morreu recentemente e precisou ser trocada; está rodando o El Captain e me serve muito bem em casa, para tudo o que eu preciso.

Hoje estou totalmente no mundo Apple, com um MacBook Pro Retina fornecido pela empresa, iPhone 5S e iPad Air.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s