Estudando tipografia

Aproveitei alguns dias em férias para estudar um assunto novo para mim: tipografia. Eu não conhecia nada sobre isso, apenas sabia que no computador há centenas de fontes – apesar de usar sempre as mesmas duas ou três; também sabia que há fontes serifadas e as sans-serif; e mais nada!

Mas quando comecei a estudar, me deparei com um mundo vasto e complexo, cheio de detalhes maravilhosos – um mundo no qual não existem apenas a Arial, Times News Roman e, me perdoem, a Comic Sans.

Conforme descrito na wikipedia, tipografia é “a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente… objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação escrita” e fonte é “um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos“.

Acho que as coisas mais importantes que aprendí até agora foram que tanto a tipografia quanto a criação de tipos (fontes) são obras de artistas, que precisam ser devidamente remunerados; além das fontes enviadas com o Windows ou com o Mac OS, há milhões de outras opções no mercado, criadas por artistas e editoras de tipos (foundries) que são licenciadas por lojas na internet, variando de poucos até milhares de dólares.

Além de visitar inúmeros sites (links abaixo), lí um livro e assistí a um vídeo, os quais recomendo para quem também quiser se aventurar neste tópico.

O que é Tipografia, de David Jury

Helvética, documentário de Gary Hustwit

 

Links

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s